quarta-feira, 14 de março de 2012

Desabafos

Autoria: André Dahmer (Malvados)
Quando o Tropa de Elite 2 - O inimigo agora é outro foi aos cinemas os cadernos de cultura de jornais e sites se encheram de relatos da catarse coletiva provocada pela denúncia que o filme mostra contra a corrupção e suas implicações mais profundas que apenas o desvio de verbas, como a manuntenção de certos grupos no poder e a criminalidade, uma centelha de esperança pairava no ar. Algo despertou naquelas pessoas o sentimento de revolta tão necessário para se transformar a realidade? Não. Bastou o tempo passar, Tropa 2 não ser indicado ao Oscar para os amantes da sétima arte simplesmente "mudarem de foco" (pra não cair naquele clichê... qual é mesmo?).

O assunto agora é Luiza que voltou do Canadá para ganhar, sabidamente, alguns trocados com propaganda; o BBB cheio de "bombados" de voz fina e "saradas" de voz grossa, além dos andróginos; é o namoro de celebridades que começa ou acaba a acada semana; a foto engraçada no Facebook, enfim, tanta coisa super. Superficial, claro.

Por que não urram agora contra as mazelas cotidianas? Ao invés de ficar postando "desabafos" nas redes sociais, não seria mais efetivo processar a empresa que vendeu gato por lebre, denunciar ao Ministério Público a falta de merenda escolar etc.? Não seria mais prático buscar aliados nas redes sociais do que esperar que os seguidores se façam de muros das lamentações inúteis? Quando aprenderemos (ou reaprenderemos) a canalizar forças para intentos deveras nobres e legítimos?

O troca-troca de ministros está aí a todo vapor pelos motivos mais ignominiosos e o máximo que se consegue fazer contra isso é uma piada, ou melhor, repeti-la. Que desgraça. A Copa do Mundo de 2014, assim como aconteceu nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro em 2007, já superou o orçamento estimado para a realização desse evento privado, incluindo as arbitrariedades da Fifa que dentre outras coisas forçou o legislativo nacional a mudar o Estatuto do Torcedor em função de um dos patrocinadores, uma marca de cerveja, item antes com venda proibida. No entanto, o máximo alcançado foi uma hashtag #ForaTeixeira. O cartola caiu, mas não seus comparsas e falcatruas que fazem do futebol não um esporte, mas uma fábrica de dinheiro tresloucada, que mina esse patrimônio brasileiro. Será mesmo que o Ricardo Teixeira renunciou temendo um novo tuitaço? Não está mais do que na hora de o futebol ser gerido por quem tem história no esporte? Dos clubes que sustentam a CBF (meu Flamengo incluso, principalmente com a atual diretoria) tomarem vergonha na cara?

Já que se está matando tanta gente "ruim" não seria o caso de protestar e exigir das autoridades uma solução antes que o "bons" sejam atingidos também? Não seria melhor fazer a revolução do que acompanhá-la pela televisão?

Neste ano de eleição minha esperança é o Ficha Limpa ser aplicado à risca e ser mais ameaçador que um guarda de trânsito munido de bafômetro, pois é um dos poucos exemplos dos últimos anos de uma mobilização popular em torno de um projeto que visa combater a corrupção no Brasil. Embora a experiência já me faça prever os malabarismos jurídicos em prol da turma Ficha Suja. Surgirá um Ficha Limpa 2? Tomara que sim.

Tropa de Elite 2 não foi o primeiro filme a fazer crítica social, talvez o mais contundente por ter sido mais visto, nem é a primeira vez que escândalos se sucedem diante da complacência dos amantes do BBB. E viva às inaugurações pré-eleições! Viva aos espetáculos alienantes promovidos pela política do pão e circo das Romas pós-modernas! Solta o forrozão e a swingueira pra ver onde essa apatia vai parar!

E como isso aqui é uma crônica séria, faço meu mea culpa ao estilo (já clássico) da Internet:

Pareço legal, mas já dancei "Ai se eu te pego", já acompanhei o BBB anos atrás, reclamei minhas dores no Twitter e no "Face". Porém, sou chato e estou cansado no maior estilo Cazuza de ser.

José Minervino Neto


__________________________
Em tempo, vale dar uma olhada nessa tira aqui.

Um comentário:

saber aprender disse...

Perfeito Minervino, que uma tomada de consciencia coletiva se espalhasse á todos os responsáveis ou "ireesponsáveis" por esses acontecimentos...obrigado.