terça-feira, 22 de novembro de 2011

Segurança Pública? Onde?




União dos Palmares está entregue as baratas. É com essa frase que começo mais um post falando de problemas que parecem que nunca serão resolvidos. Queria um só dia não ter o que escrever nesse blog, mas a cada dia que passa nossa cidade tem mais e mais problemas que persistem em continuar perseguindo os cidadãos de bem, os trabalhadores e pais de famílias.

Esses dias vi no Facebook uma amiga reclamando de um assalto que tinha acontecido no estabelecimento de sua mãe, porém o que mais me chamou atenção não foi a notícia do assalto e, sim, os comentários que fizeram sobre o caso, comentários como: “Já tô até me acostumando, nem me abalo mais com as notícias... De vez em quando tem até um TIROTEIOZINHO na porta da minha casa!! Assalto já é rotina!”. As pessoas estão tão acostumadas com a falta de segurança da nossa cidade que acham normal esse tipo de acontecimento, como se isso fosse uma coisa natural. Não é e nunca será normal um assalto a qualquer hora do dia numa cidade como União dos Palmares.

Vejamos o que é a segurança pública por quem entende do assunto. Diz o Professor De Plácido e Silva: "Segurança: derivado de segurar exprime, gramaticalmente, a ação e efeito de tornar seguro, ou de assegurar e garantir alguma coisa. Assim, segurança indica o sentido de tornar a coisa livre de perigos, de incertezas. Tem o mesmo sentido de seguridade que é a qualidade, a condição de estar seguro, livre de perigos e riscos, de estar afastado de danos ou prejuízos eventuais. E Segurança Pública? É o afastamento, por meio de organizações próprias, de todo perigo ou de todo mal que possa afetar a ordem pública, em prejuízo da vida, da liberdade ou dos direitos de propriedade de cada cidadão. A segurança pública, assim, limita a liberdade individual, estabelecendo que a liberdade de cada cidadão, mesmo em fazer aquilo que a lei não lhe veda, não pode turbar a liberdade assegurada aos demais, ofendendo-a".

Depois da explanação do professor De Plácido e Silva, eu pergunto: quem em União dos Palmares tem essa tal segurança ao sair de casa? Você já foi assaltado? Já teve algum bem furtado? Já foi vítima de alguma violência? Se ainda não, você é uma pessoa de muita sorte, contudo sua vez está próxima, muito próxima.

É triste, mas é a pura realidade da nossa cidade, não estamos seguros nem nas nossas casas. Quem nos garante que ao sair de casa voltaremos ilesos? A polícia que mesmo tentando ajudar fica impossibilitada pela desvalorização do governo? O próprio prefeito, que com certeza não está preocupado com a situação, pois está seguro no aconchego de sua residência? Ou os vigias que para fazer nossa segurança usam um apito e um pedaço de pau? Pois é, a segurança pública do nosso município está definhando cada vez mais e até então ninguém aparece para resolver o problema.

Por fim, fica um apelo ao senhor prefeito, pois reformas e carros de lixo novos não resolvem os problemas maiores do nosso município. Não é mascarando a estética da cidade que as coisas tomarão o rumo certo, não é fazendo a política do pão e circo que Vossa Excelência resolverá os nossos verdadeiros problemas, que não são poucos, está na hora de parar de brincar de administrar, de sair desse marasmo e arregaçar as mangas, ou será tarde demais para termos uma cidade digna de morar e viver, sem medo de sair à porta e voltar sem a roupa do corpo.


Igor Monteiro

Nenhum comentário: