sábado, 26 de janeiro de 2013

Vencemos, e agora?


Um grupo se levanta contra a hegemonia de outro, perde consecutivas vezes, não desiste. Um dia, eis a vitória. O doce sabor da conquista, do poder e, claro, da vingança. Bom, numa democracia troca-se vingança por outros nomes como “renovação”, “mudança”, “avanço”. E em União dos Palmares não é diferente. (Leia clicando aqui texto do jornalista Gilson Monteiro para entender melhor).

Nas últimas eleições, a oposição sagrou-se vitoriosa sobre a situação, liderada pelo ex-governador do estado Manoel Gomes de Barros, o Mano (PSDB). “Quebraram-se as correntes”, dizem os eleitos. Inegavelmente, é um momento ímpar para um segmento político que jamais esteve no alto poder municipal e que até então tinha de se contentar com as parcas cadeiras no poder legislativo.

As expectativas são grandes, pois o êxito de Beto Baía (PSD), atual prefeito, representa a insatisfação popular diante de um quadro de redundante imobilidade e descaso. Haja vista que União dos Palmares apenas “inchou”, como se diz, e não se preparou para crescer e explorar seu potencial turístico e histórico, nem superou a dependência da atividade canavieira para sua economia.

Como se comportará essa gestão frente a um presente desconfortável: a instabilidade na relação entre o executivo e o legislativo, este já protagonista de uma debandada de vereadores eleitos que apoiaram Baía para o lado da “nova oposição”, porém já acalmados e de volta; a presença mais que efetiva das famílias Pedrosa, Praxedes e demais que investiram na campanha, cujo expoente é o vice-prefeito Eduardo Pedrosa (irmão do falecido José, ex-prefeito); o estado precário das finanças do município, que já obrigou o gestor a decretar estado de emergência por falta de medicamentos nos postos de saúde e merenda nas escolas; enfim, a necessidade de se fazer tantos malabarismos políticos para cumprir os acordos de praxe e as promessas de palanque? E o PT local, ocupante hoje de duas secretarias, de que modo lidará com a necessidade de dividir espaço na gestão com antigos desafetos políticos? E a militância, que deu a cara à tapa, qual lado da face oferecerá se Beto Baía não cumprir seu discurso?

Claro, ainda é cedo. O novo prefeito já cumpriu uma de suas promessas de campanhas mais icônicas, a gratuidade do transporte escolar para os estudantes palmarinos que cursam faculdade em Maceió, já demonstrou sua capacidade de negociação no caso dos vereadores e tem implementado, como pode, seu plano de governo.

Mesmo assim, podemos chamar a atual gestão de “nova” com tanta gente “velha” no elenco? As correntes foram quebradas de fato? São inquietudes pertinentes e devem ser levadas a sério nas tomadas de decisões. O povo de União dos Palmares anseia por renovação, mudança e avanço reais, sem maquiagem. E a Beto Baía foi dada a oportunidade de protagonizar esse momento promissor, embora frágil e delicado. Que não decepcione o povo para não sofrer o mesmo enxovalho que seus adversários tiveram nas urnas.

Eu, como sou um cético, se fosse pessoa próxima de Beto, não deixaria passar essa pergunta:

- Vencemos, e agora?

__________________________
Publicado também no HiperTexto, do companheiro Luciano Amorim, e compartilhado pelo blog do amigo José Marcelo, aqui.

Nenhum comentário: