sexta-feira, 11 de maio de 2012

Comissão da Verdade Inconveniente


Inconveniente a Eles, porque...

Eles, em nome de um estado brasileiro, perseguiram, torturaram, exilaram, mataram e desapareceram pessoas.

Eles, em nome de um estado brasileiro, endividaram e sabotaram o país.

Eles, em nome de um estado brasileiro, alienaram o povo e censuraram os artistas.

Eles, em nome de um estado brasileiro, cometeram os piores crimes contra a humanidade.

E, cientes disso tudo, Eles se reúnem ano após ano, cada ano mais caquéticos e se interpelando pela patente, trajados em verde oliva, com adereços dourados, para celebrar a “Revolução de 1964”.

Os porões do Golpe Militar de 1964 começam agora, timidamente, a serem abertos com a instauração da Comissão Nacional da Verdade (Lei 12.528). Porém, ninguém será punido como ocorreu na Argentina e Chile, por exemplo. Não se saberá o paradeiro dos desaparecidos nem sumirão as cicatrizes dos choques, amarras e cacetadas. Tampouco sanará as dores dos familiares de dissidentes da ditadura. 


A Comissão da Verdade tem como principal finalidade “examinar e esclarecer as graves violações dos direitos humanos” praticadas pela Ditadura Militar à sociedade. Ou seja, conheceremos a face indigesta desses assassinos.

Trata-se do primeiro ato do Estado Brasileiro sobre algo que até pouco tempo atrás era apenas matéria para historiadores e cientistas sociais. É pouco, diante de tanta atrocidade, e, por outro lado, é um alívio por estar sendo feito.

Lembremos sempre:

Eles, em nome de um estado brasileiro, criaram a Lei da Anistia e se anistiaram. Mas não podem sair impunes no final das contas. Nossa história já tem sangue demais.


____________________________
As charges colhidas no Google são de autoria de Carlos Latuff, cartunista brasileiro cuja marca são os temas relacionados à opressão imposta por governos de diversos países aos seus povos, os direitos humanos e a crítica ácida ao capitalismo, dentre outros. Suas charges foram bastante utilizadas durante a Primavera Árabe. Conheça mais do seu trabalho através do blog ou seguindo-o no Twitter, @CarlosLatuff.


Um comentário:

Adelino Ângelo da Silva disse...

Normalmente contemplo, mas hoje resolví grafar: Muito bom! Parabéns!